O Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG – European Business School) vai acolher no dia 23 de junho o primeiro Workshop on Tourism and Hospitality Management. Este encontro científico pretenderá constituir-se como um estímulo à discussão de temáticas atuais relevantes para o setor de turismo e hotelaria.

O turismo é um dos setores económicos que denotam um crescimento mais rápido no mundo. Em Portugal, e em concreto, o destino Porto e Norte não fugiu à regra. De facto, em agosto último, o Porto e Norte foi a região de Portugal Continental com maior crescimento na taxa de ocupação (64%), e de receitas por aposento (18,5%).

A qualidade do destino Porto e Norte de Portugal e a excelência dos seus equipamentos hoteleiros têm merecido prémios da imprensa especializada, da qual destacamos os Condé Nast Awards for Excellence de 2017 que galardoaram o Vintage House Hotel no Douro como melhor novo hotel do guia. Já nos World Travel Awards a Douro Azul foi considerada a melhor empresa de cruzeiros fluviais da Europa. Estas distinções vêm somar-se à eleição, pela segunda vez, em 2014, da cidade do Porto como o melhor destino da Europa e a seleção da cidade como a melhor para visitar em 2013 pelo guia Lonely Planet.

Face a este vigoroso desempenho do turismo nacional e internacional, o NIDISAG (Núcleo de investigação do ISAG – European School of Business School), considera que este é o momento propício para organizar o primeiro Workshop on Tourism and Hospitality Management, tendo em vista a partilha de conhecimento nos domínios científicos do turismo e da hospitalidade entre os vários participantes.

Visa-se adotar uma ótica multidisciplinar que congregue os contributos dos investigadores das distintas áreas científicas que se dedicam ao estudo do turismo. Além disso, convida-se os vários profissionais que trabalham nas diversas atividades que compõem o sistema turístico (alojamento, eventos, atrações, transportes e alimentação e bebidas) a compartirem as suas experiências e a sua visão para o setor neste encontro.

A participação no workshop concede, por um lado, a oportunidade de publicação no European Journal of Applied Business and Management, numa edição especial com os melhores artigos selecionados, e por outro lado, a possibilidade de submissão no Tourism Review, indexado à Scopus e Emerging Sources Citation Index. Será igualmente criado um livro de resumos de todos os artigos apresentados no workshop, com ISBN.

Membros da Comissão Organizadora

               Elvira Vieira, PhD                                                        Ana Pinto Borges, PhD

Coordenadora Científica do NIDISAG                               Coordenadora Executiva do NIDISAG